28 de setembro de 2008

O Caminho do amor

Um dos grandes obstáculos que encontramos no caminho do amor, na procura de alguém que nos compreenda e compartilhe conosco os nossos sentimentos e forma de ser, é o medo de sermos rejeitados. O medo da rejeição não é algo que aprendemos na busca do amor, é um trauma, causado por rejeições passadas, principalmente na infância. O patinho feio, famoso conto de Andersen, trata da rejeição e nos ensina como supera-l.a.
O patinho foi rejeitado pela mãe por não parecer com os irmãos, pelos gansos que o achavam feio, pelo gato e pela galinha por que não partilhava dos sonhos deles, pelos humanos por ser desajeitado. Todos viam os defeitos do patinho; ninguém se preocupava em enxergar suas qualidades. De tanto ouvir que era feio, burro, desajeitado, o próprio patinho acabou acreditando que não tinha qualidades. Profundamente deprimido, sentindo-se um lixo, o patinho fugiu para o meio do lago e buscou refúgio na solidão. Porém, era inverno e ele quase morreu congelado. Da mesma maneira namoramos com um(a), depois com outro(a) e vamos pulando de rejeição à rejeição até o momento em que acreditamos que a saída é congelarmos nossos sentimentos e desistirmos de encontrar alguém que nos valorize. Mas a frieza não é uma saída para a depressão.
O patinho se libertou das inúmeras rejeições quando viu um bando de cisnes, se olhou no lago e reconheceu sua beleza, força e determinação. No caminho do amor precisamos olhar no espelho e descobrirmos nosso próprio valor e somente assim poderemos compartilhar nossa vida com o outro.
No mito de Eros e Psiquê, que nos fala sobre o caminho do amor, Psiquê era uma princesa que foi rejeitada por todos os seus pretendentes, e como o patinho, ela não desistiu de sua busca.