22 de novembro de 2009

Sonhos - despedida

Tentar compreender os sonhos é uma tarefa que não tem fim. Até agora, no blog, eu só arranhei a superfície deste imenso universo de conhecimentos. Mas, vou parando por aqui, porque tanto eu quanto vocês já entramos no ritmo frenético do final do ano.
Antes de encerrar o assunto, gostaria de fazer alguns comentários sobre uma pergunta que ouço com freqüência: será que os sonhos tem realmente significado, ou são apenas referências a coisas que nos aconteceram durante o dia?
Certa vez, uma paciente que me havia dito que não acreditava em interpretações de sonhos, contou-me que no dia anterior ela tinha discutido com o chefe por que ele não tinha dado a ela permissão para sair do trabalho mais cedo e, à noite, havia sonhado que estava discutindo com ele.
Perguntei a ela porque o sonho havia transformado em imagem esta situação, e não outra qualquer que tivesse acontecido durante o dia. Ela parou, pensou, e revelou que, na adolescência, discutia com o pai toda vez que ele dizia não a alguma coisa que queria, principalmente em relação a horários.
O que o sonho estava dizendo era que ela precisava entender a relação com o pai; isto facilitaria sua relação com o chefe.

Bem, espero vocês o ano que vem, e, até lá, esqueçam suas tristezas e sejam felizes no Natal, no Ano Novo e sempre.

15 de novembro de 2009

Sonhos - ônibus

Um homem de 40 anos, engenheiro, que ocupava um cargo importante em uma multinacional, sonhou que estava num ônibus. De repente, ele se deu conta que o ônibus estava andando em círculos, e que, deste jeito, ele não ia chegar a lugar algum. Desceu do ônibus e continuou a pé. Não soube dizer se chegou a algum lugar. Mas acordou aliviado.

Sonhos em que o sonhador se encontra em um ônibus não são raros. Outra cliente, uma mulher de aproximadamente 30 anos, casada com um homem bem sucedido nos negócios, me contou que havia sonhado que era a cobradora em um ônibus urbano.

Esta mesma mulher, quando havia vindo me procurar, havia me dito que só estava ali porque o marido tinha insistido que ela fizesse terapia. Na opinião dela, quem precisava de terapia era o marido, e não ela. Perguntei por que, e ela me disse que ele não sabia se comportar em sociedade: se vestia mal, ria e falava alto demais em lugares públicos, contava piadas sem graça, etc. Era um vexame.

Vamos começar pelo sonho do homem. Ele já havia me contado que se tornara engenheiro apenas para corresponder às expectativas das pessoas a sua volta. Havia conseguido dinheiro e status, como se esperava dele. Mas, não se sentia feliz. O que ele sempre quisera ser era fazer música.

O ônibus é um veículo coletivo, segue uma rota pré-determinada, que nenhum passageiro tem o poder de mudar. Ele representa as expectativas coletivas, a rota traçada para nós pela sociedade, as expectativas às quais meu cliente sempre havia tentado corresponder. Se quisesse seguir sua própria rota, ele seria obrigado a se desligar destas pressões sociais e seguir a pé, isto é, encontrar o seu próprio caminho.

No caso da mulher, o ônibus representava as expectativas coletivas a respeito do comportamento adequado em uma sociedade bem educada, “chic”, a classe social a qual ela sentia pertencer, e sua frustração com o marido que se comportava como um “grosso”. Eu perguntei a ela se não estava agindo como uma cobradora em sua relação com o marido, e provavelmente com outros. Ela não vivia cobrando deles que se comportassem melhor? Ela ficou perplexa, num primeiro momento, mas depois admitiu que vive “pegando no pé” de todo mundo.

8 de novembro de 2009

Sonhos - carro

Quando sonhamos com um carro, é sempre muito bom prestar atenção em quem está dirigindo. Quem está na direção está simbolicamente ‘dirigindo’ nossa vida, ou nos levando a escolher este ou aquele caminho. Naturalmente, o que nos leva a fazer alguma coisa não é a ‘pessoa’ que dirige, é o aspecto de nós que ela representa ou sua expectativa a nosso respeito – nosso lado infantil, por exemplo. No sonho que contei a semana passada, era uma criança quem dirigia, indicando que a sonhadora estava agindo de maneira infantil na vida.
Ao interpretarmos um sonho não podemos nunca esquecer as associações do sonhador. Tive outra cliente, uma mulher de aproximadamente 50 anos, cujo marido havia pressionado a desistir da universidade e do trabalho, alegando que ela deveria se dedicar exclusivamente a casa. Ela cedeu, e passou a vida tentando satisfazer as vontades do marido, que, à medida que envelhecia, ia se tornando mais exigente. No sonho que me contou, ela ia num carro e seu marido dirigia. Ele começou a entrar em ruelas ameaçadoras, aumentando cada vez mais a velocidade. Ela acordou assustada, com medo de um acidente.
O sonho indicava que era o marido quem estava dirigindo a vida da sonhadora, e que se ela não assumisse a direção poderia, de fato, vir a sofrer um “acidente” psíquico.

Sonhos - carro

Quando sonhamos com um carro, é sempre muito bom prestar atenção em quem está dirigindo. Quem está na direção está simbolicamente ‘dirigindo’ nossa vida, ou nos levando a escolher este ou aquele caminho. Naturalmente, o que nos leva a fazer alguma coisa não é a ‘pessoa’ que dirige, é o aspecto de nós que ela representa ou sua expectativa a nosso respeito – nosso lado infantil, por exemplo. No sonho que contei a semana passada, era uma criança quem dirigia, indicando que a sonhadora estava agindo de maneira infantil na vida.
Ao interpretarmos um sonho não podemos nunca esquecer as associações do sonhador. Tive outra cliente, uma mulher de aproximadamente 50 anos, cujo marido havia pressionado a desistir da universidade e do trabalho, alegando que ela deveria se dedicar exclusivamente a casa.exclusivamente a fam sonhadora, e se ela ner as vontades do marido, que a cada dia exigia mais dela. Ela cedeu, e passou a vida tentando satisfazer as vontades do marido, que, à medida que envelhecia, ia se tornando mais exigente. No sonho que me contou, ela ia num carro e seu marido dirigia. Ele começou a entrar em ruelas ameaçadoras, aumentando cada vez mais a velocidade. Ela acordou assustada, com medo de um acidente.
O sonho indicava que era o marido quem estava dirigindo a vida da sonhadora, e que se ela não assumisse a direção poderia, de fato, vir a sofrer um “acidente” psíquico.

1 de novembro de 2009

Sonhos - Infância

Nem sempre podemos entender o simbolismo da criança nos sonhos verificando o que aconteceu ao sonhador quando a criança nasceu, como vimos no artigo da semana passada. Tive uma cliente de 38 anos, por exemplo, que sonhou que estava com sua mãe num carro dirigido por uma criança de mais ou menos 10 anos, que acabou perdendo o controle batendo contra um barranco. Felizmente ninguém se machucou. A mulher resolveu dirigir, e sua mãe disse que era isto mesmo que ela deveria fazer.
Perguntei a sonhadora o que lhe tinha acontecido há 10 anos atrás, mas ela não conseguiu se lembrar de nada significativo. Então perguntei o que lhe aconteceu quando tinha 10 anos, e ela contou que sua mãe havia adoecido nesta época, e ela havia sido obrigada a tomar conta da mãe e da casa.
Conversando, chegamos a conclusão que ela continuava se sentindo uma menina na direção de uma casa, do marido e dos filhos, e esperando sempre pela aprovação deles. Em outras palavras, ela continuava sentindo toda a insegurança que deve ter sentido quando tinha dez anos de idade. O sonho a estava avisando que era hora de mudar, que se ela continuasse com esta atitude ia bater num barranco, isto é, não iria chegar em lugar algum. Havia chegado o momento de assumir a direção de sua própria vida, sem se preocupar exageradamente com a opinião dos familiares.