24 de abril de 2010

Sonhos - carteira de identidade

Cleusa, 21 anos, sonhou que estava caminhando por uma rua escura, quando um rapaz passou correndo e roubou sua bolsa. Ela saiu correndo atrás do rapaz, gritando: devolve minha identidade. Ela acordou sem saber se ele a devolveu.
Cleusa disse: dá para entender porque eu sonhei com assaltantes, numa cidade como São Paulo, na qual podemos ser roubados a qualquer momento, não dá para sonhar com outra coisa.
Ela pode ter razão, mas porque ela sonhou que sua carteira de identidade foi roubada, e não o seu dinheiro, seu passaporte, sua maquiagem, etc. O fato de ter sido sua identidade indicava que seu problema central era a falta de auto estima e confiança.
Meses depois, Cleusa sonhou com o mesmo tema, mas com uma variação importante. Ela estava com sua mãe, nos fundos de sua casa, quando apareceram dois assaltantes. Um roubou o dinheiro de sua mãe. O outro ia roubar sua carteira de identidade, mas desistiu quando ela disse que ia para a França.
Este sonho indicava que o caminho para ela recuperar sua auto estima e confiança, era ter um projeto de vida (ir para a França).

Um comentário:

Nath disse...

Engraçado como às vezes a gente precisa sair de onde veio, pra descobrir quem é...