10 de abril de 2010

Veja o contexto

Célia, 52 anos, sonhou que estava procurando um banheiro, por causa do forte fluxo de sua menstruação, entrou num lugar onde havia várias senhoras sentadas. Ela perguntou onde era o banheiro, e as mulheres responderam que era ali mesmo. Célia ficou surpresa, acanhada por ter que se limpar diante de outras pessoas, mas logo ficou a vontade, perguntou se sua calça estava manchada e elas disseram que não.

Numa interpretação apressada do sonho, poderíamos dizer que pelo fato de Célia ter perdido sangue, indicava que ela estava triste. Mas, não podemos esquecer de verificar o contexto e as associações do sonhador antes de analisarmos um sonho.

Na realidade, Célia estava no processo de menopausa, ficava surpresa quando se olhava no espelho e via que seu corpo estava se transformando, ou quando alguém a chamava de senhora.

No sonho, Célia ficou surpresa ao encontrar um grupo de senhoras no banheiro. Esta é uma imagem que revela sua surpresa ao perceber que está envelhecendo. O fato de estar menstruada, neste contexto, indica que seu “espírito” permanece jovem, e esta numa fase criativa, fértil. Célia disse: Não tenho tempo para pensar em menopausa, tenho muita coisa para fazer, apesar de não poder negar que o mesmo corpo já não é mais o mesmo.

2 comentários:

Nath disse...

Poxa, que interessante... E, Cecília, o que pode estar acontecendo quando não consegue se lembrar dos sonhos pela manhã? Tem dias que, por mais que eu tente, não consigo me lembrar de nada! Isso significa alguma coisa?

PapocomCecilia disse...

Normalmente quando não lembramos dos sonhos é porque nossa energia psíquica está voltada intensamente para a vida prática, e pouca energia para o mundo interior.
Estou feliz por você estar acompanhando meu blog

Bjs
Cecília