24 de outubro de 2010

Sonhos - casamento 2

O ritual do casamento é um ritual de passagem, representa o momento que os jovens deixam de serem jovens para tornaram-se pessoas maduras. Assim sonhar com esse ritual pode representar que o sonhador está vivendo uma fase importante de transição de sua vida, um momento de assumir compromissos importantes. No caso de Eliana, no período em que ela teve esse sonho, ela estava começando a atender num consultório, e sua clientela estava surgindo progressivamente. Era um momento importante de sua vida. Sua maior preocupação era o fato de ter dificuldades em ter amigos (não havia comida e bebida para os convidados)

Vejam o que Joseph Campbell fala sobre o casamento, no livro o Poder do Mito:

“O casamento é a reunião da díade separada. Originariamente, vocês eram um. Vocês agora são dois, no mundo, mas o casamento não é senão o reconhecimento da identidade espiritual... Se levamos uma vida adequada, se a nossa mente manifesta as qualidades certas em relação à pessoa do sexo oposto, encontramos nossa contraparte masculina ou feminina adequada...

- Se o casamento é essa reunião do próprio com o próprio, com a base masculina ou feminina de nós mesmos, por que é assim tão precário na nossa sociedade moderna?

- Porque não é encarado como casamento. Eu diria que se o casamento não é de magna prioridade em suas vidas, vocês não estão casados. O casamento significa os dois que são um, os dois que se tornam uma só carne. Se o casamento dura o suficiente, e se você se amolda constantemente a ele, em vez de ceder a caprichos pessoais, você chega a se dar conta de que isso é verdade – os dois realmente são um.”

Atualmente esse ritual tem perdido sua força, inicialmente representava uma realidade profunda, agora virou mera formalidade, um jogo comercial. Quantas pessoas, antes do casamento, recebem um adequado preparo espiritual sobre o que o casamento significa? Mas, no inconsciente, no mundo onírico, o ritual do casamento continua significando a união espiritual. Assim, num sonho com casamento é importante verificarmos o que está “atrapalhando” o ritual.

16 de outubro de 2010

Sonhos - casamento

Eliana, 48 anos, sonhou que era o dia do seu casamento; mas, a festa não estava pronta, não havia nem bebidas, nem comida, para os convidados. Ela resolveu sair para comprar salgadinhos, mas não havia mais tempo, os convidados já estavam chegando. Ela viu sua primeira terapeuta e seu terapeuta atual chegando juntos. Ela foi até eles e os abraçou gostosamente.

O casamento, simbolicamente, representa a união entre o princípio feminino e masculino, um momento de integração psíquica.

No sonho de Eliana, além do símbolo do casamento, ela une-se com a e o terapeuta num abraço, outro símbolo de integração do feminino e masculino.

Eliana realmente estava integrando o seu lado masculino, isto é, aprendendo a lidar com sua agressividade, com seus impulsos autodestrutivos e desenvolvendo sua energia criativa. Mas o sonho apresentava um problema: a festa não estava pronta para os convidados. Eliana era uma pessoa extremamente introvertida, e esse tema indicava que sua extroversão ainda era inadequada.

O ritual do casamento, desde a antiguidade, é um ritual mais valorizado pelas mulheres do que pelos homens; por isso, o significado simbólico onírico do casamento na psique masculina nem sempre tem a mesma conotação.

9 de outubro de 2010

Sonhos - corrida

Ana, 40 anos, sonhou: “Era noite escura. Eu estava correndo na avenida Paulista. Havia outros que também corriam, como se disputássemos uma corrida. De repente, vi uma lua vermelha surgindo sobre os prédios, Não era vermelha, exatamente. Pulsava como uma estrela. Parei por um instante, fascinada. Eu me dei conta de que ia ser deixada para trás e retomei a corrida. Isso aconteceu mais duas vezes. Acordei ofegante.”

Ana comentou: “Sou gerente comercial de uma grande empresa. Tenho a agenda cheia, passo o dia participando de reuniões, lendo e preparando relatórios, telefonando, digitando, dando ordens. É só resolver um problema que aparece outro, e lá vou eu de novo. Em casa, também, sou sempre eu que tenho de resolver tudo. Não deve ser por acaso que sonhei que estou correndo.”

Ana representa a mulher moderna: uma profissional competente atuando em um mercado de trabalho agressivo, em que homens ainda dominam. Para vencer, ela tem de ser melhor do que todos. Mas, o sonho de Ana revela que ela precisa dar umas paradas, e olhar para a lua, isto é, para o seu lado feminino.

2 de outubro de 2010

Sonhos - saúde

Laura, 52 anos, teve o seguinte sonho: “Minha secretária disse-me para eu tomar cuidado, porque o motor do meu carro podia estar com problemas. Fiquei muito surpresa. Falei que eu ia deixar o carro totalmente parado, porque eu não podia correr o risco de ficar sem carro. Minha mãe apareceu. Eu sabia que ela ia pedir-me ajuda para resolver algum problema, mas antes que ela pedisse, eu falei que não podia ajudar, porque eu já estava sobrecarregada de problemas.”

Laura trabalhava, cuidava da casa, dos filhos, em nenhum momento parava de pensar em seus deveres e obrigações. Ela agia como mãe de suas irmãs, assumindo os problemas delas como sendo seus, o que aumentava o seu pesado fardo.

O sonho estava dizendo que ela precisava parar, permitir-se a descansar, a ter horas de lazer, e que ela não tinha a obrigação de ser mãe de suas irmãs.

Laura não levou a sério a mensagem do sonho, logo em seguida sentiu uma forte dor na região do ovário, seu médico estava num congresso, e ela foi obrigada a ficar imóvel até ser tratada.