26 de março de 2011

O planeta Marte

Atualmente vários planetas estão no signo de Áries, regido pelo planeta Marte. Seu significado simbólico é semelhante ao Deus Ares na mitologia grega. Lembram-se dele? Ele era o deus da guerra, da dança, amante ardente de Afrodite, aquele que age primeiro e pensa depois.

Basta vermos os noticiários para observarmos esta energia: revoluções no norte da África e no Oriente Médio, a catástrofe no Japão (a mãe terra em revolução), etc.

Esta energia marciana não está presente somente hoje, nos meus 30 anos de experiência como psicóloga, ouço relato de grandes profissionais e reconheço o quanto o mercado de trabalho tem nos exigido cada vez mais que despertemos essa energia: precisamos correr, correr, agir, agir, tomar decisões rápidas, que não nos deixa tempo para pensarmos antes de agirmos. Depois de um dia intenso de trabalho, nós chegamos em casa em “chamas”, como se um fogo percorresse por nossos corpos, e não conseguimos relaxar. Vivemos em uma constante guerra interna, correndo o perigo de “espanarmos a máquina”, porque o corpo humano não agüenta tanta aceleração. É uma energia que aumenta nossa quantidade de produção, mas nem sempre a qualidade. Nessa corrida desenfreada a tendência é esquecer de cuidar de nossas relações, de nossa vida pessoal.

Mas, não podemos esquecer que podemos controlar essa energia dentro de nós, permitindo que ela nos leve a dar um pontapé inicial nos nossos novos projetos, que nos dê energia para realizá-los. Não podemos esquecer que Ares (Marte) era um ardente amante e vivia seus prazeres com intensidade; assim, porque não canalizarmos essa energia para o corpo, fazendo amor, dançando, fazendo esportes, e principalmente curtindo o fato de estarmos vivos?