9 de julho de 2011

Intuição x Percepção

É difícil identificar qual a nossa função principal, aquela que nos mostra como lidamos com a vida, como resolvemos nossos problemas, pois ninguém é um tipo puro.

Jung, por exemplo, era um intuitivo introvertido, trabalhava com os símbolos, o material do inconsciente. Ele poderia ser um xamã ou um monge, mas sua função auxiliar era o pensamento, o que fez dele um médico, um estudioso do inconsciente.

Todos nós, como Jung, temos uma função principal e uma auxiliar.

Outro exemplo é Salvador Dali. Ele era introvertido como Jung e ambos trabalhavam com material do inconsciente e símbolos, mas sua função principal era a percepção, oposta a do Jung, assim a maneira como lidavam com o mundo inconsciente era diferente. Dali trabalhava com esse material de forma visual, pintando em seus quadros, com uma riqueza impressionante de detalhes, imagens de sonhos e surrealistas, enquanto que Jung trabalhava de uma forma mental.

2 de julho de 2011

Pensamento x Sentimento

Paulo, 40 anos, professor universitário, sente a sala de aula como sendo sua casa, seu instrumento de trabalho e fonte de lazer é a leitura. Ele quando está num evento social, não acadêmico, sente-se um peixe fora d’agua e esconde-se atrás de um copo de uísque. A função superior de Paulo é pensamento introvertido, aquele que reage ao mundo através das idéias abstratas. Ele casou-se com Marisa, uma mulher cuja função superior é o sentimento extrovertido, função oposta a dele.

Marisa, 35 anos, é promotora de eventos. Ela quando está numa festa, ou em qualquer evento social, sente que está em seu habitat natural.

O início do casamento não foi fácil. Ela o acusava de ser um bicho do mato e de querer prendê-la em casa; ele a acusava de não aceita-lo tal como ele era. Com o passar do tempo conseguiram compreender que eram apenas duas pessoas diferentes. Resolveram morar em apartamentos separados no mesmo prédio, assim, ele podia ler os seus livros com tranqüilidade e ela receber seus amigos com maior freqüência.