7 de julho de 2012

Sonho - :Deméter


Sonia, 57 anos, teve o seguinte sonho: Eu estava numa churrascada. Quem assava a carne era uma mulher. Vi, surpresa, que a mulher tinha colocado o seu filho embaixo da churrasqueira. Fiquei desesperada, o menino estava queimando, queria chamar o SAMU, mas não lembrava o número da emergência. A mulher me disse, tranquilamente, que não podia deixar seu filho pequeno sozinho em casa; por isso havia trazido ele ao trabalho com ela”.
Sonia,a sonhadora, é do signo de Câncer, regido pela Lua. A lua está associada a Grande Mãe Natureza na maior parte das mitologias. Mulheres regidas pelo arquétipo lunar tendem a ser maternais, protetoras, a dar muita importância a família. No mito grego, por exemplo, quando a filha única de Deméter desapareceu, a Deusa Mãe saiu vagando pelo mundo. Apresentou-se como babá em uma casa qualquer e ficou responsável pelo filho da família. Ela apegou-se ao menino e resolveu torna-lo imortal. Para isso, toda noite colocava-o sobre o fogo. Um dia, a mãe do menino viu Deméter colocando-o no fogo, ficou desesperada e expulsou a babá de sua casa, interrompendo assim o processo que o tornaria imortal. Por não compreender a intenção de Deméter, (isto é, por não compreender as leis divinas), acabou prejudicando o próprio filho impedindo-o de tornar-se imortal.
O sonho mostrava que Sonia estava agindo como a mãe do menino no mito: por excesso de preocupação com os filhos estava impedindo-os de crescerem espiritualmente.
Na realidade, Sonia estava em crise no casamento; superprotegia os filhos, inclusive o marido, que ela tratava como se fosse seu filho também, atrapalhando o crescimento de todos.