13 de abril de 2013

Enfrentando a doença

óleo s/tela - Petia

Um grande inimigo que enfrentamos no caminho da vida é a doença, seja a nossa própria ou de algum ente querido. Quando adoecemos somos carregados pelo sentimento de autopiedade quase que imediatamente, achamos natural ficarmos de mau humor, se a doença é grave sentimos o espírito da morte muito próximo de nós.
Muitas pessoas que eu amo tiveram câncer ou outras doenças que poderiam ser mortais e quase todas superaram ou estão se recuperando. Foi com elas que aprendi que ter pena de si mesmo é um veneno que piora ainda mais o estado de saúde, que o mau humor afasta as pessoas em volta, no momento em que mais precisamos delas; a única forma de superar o espírito da morte parece ser aceitarmos o fato de sermos humanos, portanto vulneráveis e enfrentarmos a doença mantendo o bom humor.

6 de abril de 2013

Envelhecer

Gravura digital Petia

O conceito de velhice mudou nos últimos anos, a medicina avançou  e agora fazemos 40 anos e ainda somos  jovens. Essa mudança nos leva  a repensar o que é ser velho e mudar nossa atitude diante do envelhecimento.
O ser humano sempre teve que enfrentar  as limitações do corpo que vão surgindo com o passar dos anos. Agora a medicina indica caminhos  para aprendermos a lidar com essas  limitações: exercícios físicos, dieta  saudável, leitura, atividades criativas, etc, ou seja, exercitar  a mente e o corpo.
A medicina  tem, além de conselhos, instrumentos mais diretos para lidar com os sinais de envelhecimento: pílulas para manter homens e mulheres sexualmente ativos, tratamentos para controlar doenças crônicas e agudas e cirurgias plásticas para evitar outras marcas da velhice.
Tão importante como cuidar do corpo é manter-se jovem em espírito. Continuar aprendendo, ousando novas  experiências, viajando para lugares onde nunca estivemos antes. isto é, escapando da rotina monótona que caracteriza o conceito pejorativo de “velho”.